Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

terça-feira, 24 de abril de 2012

Do Caçula Gigante ao Destemido Tubarão – Mascotes

          

Em seus tempos de Futebol Clube (1956-1960) e Futebol e Regatas (1960-1969) o Londrina era conhecido como “Caçula Gigante”, apelido dado pelo presidente Carlos Antônio Franchello para o time que nascia grande, forte e conquistava seus primeiros títulos: Torneio da Amizade (1957), Torneio Início (1959), Série Norte (1959 e 1962) e Campeonato Paranaense (1962). Com a vinda do Londrina Esporte Clube em 1970, permanecia o apelido , mas em 1976 o "Tubarão" começava a ganhar espaço. 


 Tubarão - a origem do apelido

        O radialista Jota Mateus, em seu Livro “Do Caçula Gigante ao Tubarão” (1996) relata como surgiu o apelido de “Tubarão”:

          “A confecção deste livro acabou provocando grande polêmica quanto à paternidade do cognome “Tubarão”, dado ao Londrina Esporte Clube em 1976, quando o presidente Jacy Scaff resolveu montar um grande timeJacy contratou para o Estadual e depois para o Campeonato Brasileiro jogadores de grande qualidade como Carlos Alberto Garcia e Marco Antônio (do Corinthians), Arenghi, Décio e Raimundo (da Portuguesa), Bosco (Paulista de Jundiaí), Natal e Lauro (do Cruzeiro) e outros.

          O jornalista Victor Grein Neto, inspirado pelo filme que fez sucesso na época, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o Londrina de Tubarão, depois de um amistoso contra a Catanduvense realizado antes do início do Campeonato Paranaense de 76. Para eletorcedor alviceleste que morava na capital, o Londrina ‘engoliriatodos os adversários naquele ano.

          Já o radialista Rubens Fernando Cabral deu seu depoimento declarando-se dono da idéia. Disse que pôs o apelido no time depois das vitórias contra o IX de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio Maringá (3x0) pelo Campeonato Paranaense. Cabral, na época na Rádio Clube, mandou confeccionar camisetas com um simpático tubarão de símbolo, com desenho de Marcos Bonato.”


Mascote oficial - londrinaesporteclube.com.br
Tubarão, mascote do LEC



O mascote presente no Estádio do Café entre 2013 e 2018 - Foto: O Mascote do LEC dá um Show 
e
Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 14/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana